<< Voltar para todas as notícias


Qual o melhor tipo de servidor para sua empresa?

Sabendo o que é um servidor, quais suas vantagens e desvantagens e os tipos de servidores existentes, fica mais fácil descobrir que servidor vai se adequar melhor ao cenário da sua empresa.

Um servidor é um computador que fornece um serviço a outros computadores, em rede, que se utilizam desse serviço. Para que um servidor atue, é necessário que haja uma rede de computadores, onde as máquinas possam se comunicar.

Existem vários tipos de servidor, como o servidor de arquivos, que armazena os dados dos usuários da rede e o servidor de banco de dados, que guarda e maneja todas as informações que um banco de dados do usuário contenha.

O chamado servidor dedicado é aquele que atua apenas como um tipo de servidor, e é consagrado pela sua capacidade de realizar um serviço com mais rapidez que os demais servidores, que agregam as funções de mais de um tipo de servidor.

Já o servidor compartilhado funciona como servidor e cliente do servidor, sendo utilizado também pelo usuário da máquina. O servidor compartilhado dá prioridade para realizar o serviço do usuário que o está utilizando, o que pode causar lentidão nos outros serviços.

Há no mercado hardwares específicos para serem servidores dedicados. Esses hardwares possuem uma configuração diferente, com disco rígido de alto desempenho, processadores com alta velocidade, grande quantidade de memória RAM e um eficiente sistema de cooler, tudo isso para garantir maior segurança e confiabilidade para os usuários da rede.

Porém, servidores dedicados acabam custando bem mais caro que um computador de configuração normal. Mas qual a necessidade de usar um equipamento como este para atuar como servidor?

Em uma estrutura não crítica, que tem poucos computadores ligados à rede, ou que o trabalho não será prejudicado se parar por algum tempo, os servidores compartilhados são de uso comum. Entretanto, se o seu cenário for crítico, ou seja, muitos computadores na rede, ou se o trabalho não pode parar por muito tempo, o mais recomendado é o servidor dedicado, que é projetado para trabalhos ininterruptos.

O servidor é conhecido por oferecer segurança. Ele pode controlar o que cada usuário pode acessar na rede, partilhar os dados, partilhar o acesso a redes maiores e a facilitar a comunicação dos usuários da rede.

Dentre as desvantagens do servidor estão: A perda de dados, que é sempre mais prejudicial caso ocorra em um servidor, a interrupção do servidor, que causa a interrupção de todos os usuários da rede. E a transmissão de vírus, que se dá mais rapidamente em usuários em rede, ou se afetar diretamente o servidor.


Escrito por: Salt | 11/04/12 | 0 comentários. | Categoria: Notícias