Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico faz parte do processo de gerenciamento de uma empresa e funciona com a formulação de objetivos e planos de execução para a empresa, levando em consideração as condições de evolução da empresa. O planejamento estratégico mantém uma relação de longo prazo com a empresa, visando o futuro da mesma. Consiste em saber o que deve ser feito e de que maneira deve ser feito.

Para definir esse “para onde ir” e “como ir”, tem-se que estabelecer uma relação entre visão, missão, objetivos, estratégias e valores da empresa. Estratégias que possam aproveitar as oportunidades ou solucionar problemas vividos pela empresa. E então, escolher uma estratégia de ação que se encaixe nos objetivos traçados.

O planejamento estratégico começa analisando a empresa sobre diversos ângulos, para definir os objetivos. Então traça planos com ações concretas, com a formulação de estratégias.

É preciso determinar pontos importantes como: a missão, a visão, os valores, a estratégia e os desdobramentos da estratégia, que são as ações que precisam ser executadas na estratégia, os objetivos.